segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Curiosidade:Captura de movimento

A captura de movimento de atores,permite a animadores utilizar uma movimentação mais realista do que nunca em seus personagens tridimensionais, utilizando movimentos de pessoas reais para defini-los.
A Captura de Movimento, ou “mocap”, técnica que mapeia e reproduz deslocamentos em objetos ou seres humanos, transformando-os em gráficos 3D, é o recurso tecnológico que converte o movimento ao vivo em movimento digital, e que facilita a busca por maior realismo e características específicas aos personagens nas animações. Filmes como Planeta dos Macacos – a origem, Senhor dos Anéis, As Aventuras de Tintim que possibilitam ao usuário maior proximidade com essa “expressão humana” retratada digitalmente. Para os leigos, curiosos sobre o assunto, é fácil sintetizar esse processo: colocam-se sensores pelo corpo do ator para captar e filmar os movimentos, que servem como um escaneamento das ações realizadas, que são automaticamente desenhados como se fosse um “homem de arame”, posteriormente modelado em programas de edição.

Confira algumas imagens:                                                                       Avatar
Personagem: Jake Sully
Personagem: Neytiri
Homem de Ferro 2
Personagem: Tony Stark / Iron Man
Personagem: Jim Rhodes

        Piratas do Caribe 2 - O Baú da Morte

                         Bill Nighy 
                    personagem: Davey Jones


O Expresso Polar
Tom Hanks 
personagem: Condutor etc.

          Planeta dos Macacos - A Origem
                            Andy Serkis
          Personagem: César, entre outros personagens como Gollum, Capitão Haddock, King Kong.

Os Vingadores - The Avengers

Mark Ruffalo
Personagem: Bruce Banner / Hulk


Como funciona?

Você coloca uma pessoa em um cenário, num fundo plano, com sensores em pontos estratégicos do corpo. Esses sensores registram os movimentos através de um escaneamento corporal, registrando cada movimento do ator, fazendo com que o personagem ganhe vida.

Qual foi a grande “Quebra  de paradigma” do mocap?

Os movimentos ficaram mais complexos, você não pode mais dizer “o Smeagol não é real” porque hoje os atores fazem esses personagens ganharem vida. O rosto, os braços, os movimentos, a base está ali. Essa é a grande quebra de paradigma, tornar o digital em algo real, que convence.

Pode ser considerada como atuação ?

Você sente a atuação, o ator está representado nas expressões do personagem. No caso do Ceasar no Planeta dos Macacos, é possível enxergar essas emoções. Quem assiste, vibra com cada cena do personagem sem que ele precise falar, mas isso varia de ator para ator, é relativo. Tem uma atuação, não é só movimento, é vida. Se você é um ator, você tem que falar, interagir. Uma criação digital não vai ter vida se o ator não colocar vida. Movimento você faz, mas a emoção, a expressão, só o ator pode colocar.Além disso a captura de movimento está presente além do cinema está nos games e esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário